Qual o verdadeiro significado de harmonia? Podemos pensar em diversos exemplos na própria natureza, na música, no corpo humano. De um modo geral podemos definir a harmonia como múltiplas partes trabalhando simultaneamente, complementarmente umas as outras para que todo um sistema funcione. Gosto muito do exemplo de uma orquestra. São instrumentos diferentes, cada um com sua característica, particularidade e afinação. Mas para que a música aconteça é preciso que todos estejam no mesmo tom, na mesma nota fazendo cada um a sua parte.
Neste contexto podemos entender como uma empresa, indiferente de sua atuação, ou até mesmo tamanho, precisa seguir estes mesmo princípio. Cada um tem que tocar o seu instrumento muito bem para que a sinfonia aconteça. Semelhante ao processo de uma orquestra, que tem um maestro a sua frente, as empresas têm seus líderes. Gestores, diretores, supervisores, encarregados, enfim, uma série de cargos e títulos que tem um único papel, levar uma banda para um mesmo caminho, cada um no seu instrumento, mas na mesma nota.
Nas artes marciais a harmonia tem muito significado, pois além da integração com um parceiro de luta, de treino, o praticante de qualquer arte marcial, pelo menos daquelas que seguem os princípios do Budô japonês, precisam também entrar em harmonia consigo próprio, buscando a compreensão do verdadeiro significado do SER para que então possa tornar-se um bom lutador. Se este processo não acontecer, ele será bom tecnicamente, mas nunca será completo.
Parece estranho pensar que nas empresas este princípio também se aplica às lideranças. Antes do líder se tornar um maestro de sua equipe, ele precisa vencer suas barreiras internas e aprender o verdadeiro significado de SER Humano. É preciso entrar em harmonia consigo próprio, com seu corpo, com sua mente para que então ocorra a maior harmonia de todas, a com o universo (princípios do Budô).
Com tudo isso dito, um profissional para se tornar um bom Líder precisa pensar a harmonia em 3 pontos fundamentais:
Harmonia com a Empresa – É preciso estar 100% alinhado com os objetivos da empresa. Você só consegue liderar um time, se souber onde quer leva-los e quais são os objetivos a serem atingidos. Além disso, é preciso estar motivado para desenvolver este papel, portanto esta harmonização com a empresa deve acontecer integralmente no sentido que ou você veste a camisa daquela empresa, ou não conseguirá fazer com outros sigam este exemplo.
Harmonia com a Equipe – Ao mesmo tempo que um líder tem que defender os interesses da empresa, é preciso também ter o respeito de sua equipe. É preciso fazer parte dela, é preciso conduzi-los, é a já conhecida liderança pelo exemplo. Um líder tem que ter a confiança de seu time mas isso só acontece quando existe harmonia. Um maestro não toca nenhum instrumento no momento da sinfonia, porem ele sabe exatamente o momento em que cada um tem que entrar e, além de tudo, mantém o ritmo. É muito provável que a banda consiga tocar a sinfonia sem ter o maestro ali, na frente de todos. Bastaria seguir a partitura, não é mesmo? Porém com a presença e direcionamento dele o todo se transforma, sua visão (audição mais especificamente) consegue dosar, equilibrar, compensar qualquer situação em que as coisas não ocorram conforme a partitura ou manual. É preciso conduzir todos, ao mesmo tempo, cada um com seu papel e importância para que a melodia seja limpa, agradável e admirada.
Harmonia com si próprio – Entrar em contato com o que mais importa, ou seja, você mesmo é a tarefa mais difícil de um líder. Cuidar de seu corpo, de sua mente e de tudo mais que é necessário para ser feliz, radiante e confiante faz parte de um esforço individual. Já foi o tempo em que um líder era admirado apenas por ser bom no que faz, o líder do futuro precisa ser mais que técnico. Preciso saber ser líder de si mesmo, precisa conseguir inspirar sua equipe. Praticar exercícios, se alimentar bem, evitar exageros podem não parecer fazer qualquer diferença num ambiente de trabalho, porém faz e muita. A liderança é um papel de exemplo, e se um líder não estiver bem consigo, não poderá estar bem com mais ninguém. Este processo se dissemina dentro da equipe. Obviamente que não é apenas ele quem precisa desta preocupação, mas quando nos tornamos líderes, viramos também o espelho de uma equipe, ou seja, nos vemos neles e eles se veem em nós. Mais uma vez a expressão liderança pelo exemplo é o que melhor define o papel de um líder nos tempos atuais.
O fato é que muitas pessoas almejam se tornar líder pelo eventual poder, ou até mesmo reconhecimento financeiro que isso posso proporcionar, porém muitos deixam a oportunidade de suas vidas escorrer pelas mãos por não se preparar o suficiente para tal papel. Como muito se diz, liderança não é um título, ou um cargo, liderança é uma posição, um papel. Hora você está nele, hora não. Permanecer líder só depende de você entrar em harmonia com algo muito maior que você mesmo.
Luciano Giannini Professor, Psicopedagogo, Mestre em Comunicação e Linguagens e Instrutor de Aikido
Comments