Estar à frente do seu tempo, chegar antes de todos, enxergar os problemas do futuro e as possíveis soluções, essas são algumas das atribuições que um líder visionário deve ter. Ele deve perceber antes de todos os famosos “gaps” que poucos enxergam. Trago neste curto artigo alguns pontos importantes para um líder que deseja estar à frente do seu tempo.
1. Buscar o conhecimento atualizado
Diploma abre portas para conquistar oportunidades que necessitam de pré-requisito, mas não dá autoridade plena ou um título de expert no assunto. O que dá autoridade é o conhecimento sobre tal, pois o indivíduo que conhece um assunto sempre tem o que falar e principalmente sabe para onde vai. Basta ele abrir a boca e falar por alguns minutos para saber se ele realmente entende do assunto.
Quando entendemos o contexto sobre um tal assunto em pauta, conseguimos conectar onde estamos e para onde vamos, de que forma devemos nos portar e chamar nossos liderados para a discussão, assim como para a construção do que devemos ter no futuro. Os cursos servem para ganharmos conhecimento e nos dar crédito para sermos úteis para o futuro do trabalho, não simplesmente para termos diplomas que ficam velhos em gavetas ou quadros na parede. Quando me perguntam por que eu estudo doutorado ainda? Sempre respondo que é para estar atualizado.
Nos últimos 6 meses eu fiz 3 disciplinas no doutorado em administração na Unisinos e 7 disciplinas de Ciências Econômica. A minha média foi 9 em todas as disciplinas, não para passar com louvor, mas porque me interessei em saber sobre os assuntos que escolhi conhecer, para justamente me dar conhecimento para entender o futuro e propor projetos audaciosos e modernos por onde eu for, não que eu seja um visionário, estou longe disto, mas porque é um prazer pessoal conhecer mais teorias. O preço é alto, obviamente, a vida é feita de escolhas. Assim como muitas pessoas gostam de conhecer lugares, eu gosto de conhecer castelos de informações e reis, chamados de grandes teóricos.
Leia conteúdo rico e atual, escolha os programas de TV sobre informações reais e atuais e escute música em outro idioma! Assim como o alimento, precisamos ter uma boa “dieta” de conteúdo que ingerimos, para estarmos com a saúde mental cognitiva bem.
2. Não desprezar o passado
O passado serve muito bem como fonte de dados para propor ideias para o futuro, por exemplo, quando somos contratados para fazer um trabalho em uma empresa que está bem atrás da última que trabalhamos, podemos tranquilamente propor ideias que já implementamos e que deram certo. Olhar para o passado pode ajudar e entender o futuro também. Como saberemos sobre a evolução das redes sociais se não conhecemos de onde elas vieram e por que foram aceitas pelas idades “X, Y ou Z”? Como saberemos sobre o futuro de um cliente se não entendemos sobre a relação dele com a empresa que representamos nos últimos 10 anos, por exemplo. O passado nos diz muito sobre o futuro, não podemos desprezar ele.
3. Investigar o futuro
Não, não precisamos ter uma bola de cristal, mas o futuro sempre nos traz pequenos detalhes nos dias atuais, em relação ao que está por vir. Antes do Pelé, Ayrton Senna, Steve Jobs e outras grandes estrelas fazerem sucesso, eles já apresentavam pequenos acertos, alguns dribles desconcertantes, algumas vitórias no kart, mostrando o que estava por vir. O futuro sempre mostra nos dias atuais, algumas informações sobre o que está por vir.
Em uma visita a uma universidade tradicional eu levantei a mão e disse que eles deveriam pensar no ensino a distância por diversas razões. Fui praticamente vaiado, lembro que alguns riram em voz baixa e se olharam. Naquele momento estudar a distância era coisa de faculdades pequenas, mas hoje após a pandemia, pude ver eles sofrendo muito com a perda de alunos, sendo obrigados a demitir professores. Lembro de citar na época que a inovação não pede licença. O mercado ou as circunstâncias nos levam a implementar inovações que muitas vezes não desejamos.
Enxergar grandes profissionais do futuro em garotos que estão começando, prevenir a empresa de possíveis problemas do futuro, salvando diversos empregos e famílias é responsabilidade do líder visionário! Pois em suas mãos estão pessoas e negócios, que dependem do futuro que está por vir!
4. Andar com pessoas que sabem mais que você
Um dos motivos que eu encarei o doutorado na Unisinos - Nível capes 6, foi esse!!! Preciso ouvir pessoas que são as melhores no assunto, principalmente saibam muito mais do que eu e que estão atualizadas cientificamente!!! Nós temos muitas opções na vida, podemos estar com pessoas que só riem conosco ou mesmo com aquelas que choram conosco e isto é bom! Temos tempo para tudo como a bíblia traz em Eclesiastes capítulo 3, mas na hora do conhecimento para ser um líder visionário, precisamos de pessoas melhores que nós em algum aspecto, para além de estarmos olhando para o futuro, possamos evoluir nossa capacidade de comunicação abordando assuntos desconhecidos. Não é fácil falar com pessoas mais inteligentes que nós em algum assunto! Não é?
Quando entendemos de um assunto conseguimos falar sem parar! Nossa fala flui, agora quando entramos em uma seara onde não conhecemos, as palavras ficam limitadas, nos propomos a ouvir mais e ao mesmo tempo procuramos entrar no assunto, pois a sede do conhecimento nos pressiona e nos joga para cima da discussão.
Andar com pessoas melhores que nós em algum assunto, nos desafia a pensar coisas novas e nos inspira a criar alternativas por situações que ainda não chegaram.
5. Correr risco calculado
O líder visionário corre risco, pois acredita no que está fazendo. São ativos e pensam grande! Se você tem medo de correr riscos, provavelmente você não está visionário, mas você pode estar travado ou congelado. Imagine os maiores descobridores do planeta como Pedro Alvares Cabral, Cristóvão Colombo que saíram de barco para encontrar o desconhecido, queriam algo novo! Queriam correr o risco de andar pelo mar, sabendo das lendas de animais perigosos, da terra plana ou de outros mitos, mas eles seguiram em frente.
Líder visionário pensa grande, acredita e corre o risco, só para saber e ter a sensação de realizar algo que era impossível! As pessoas gostam de seguir os visionários, pois eles desafiam seus liderados a ultrapassarem metas.
Para finalizar digo, o profissional que for visionário em sua liderança, certamente terá sempre espaço no mercado, pois as incertezas são as maiores predadoras dos negócios e das pessoas. O líder visionário traz mais do que a confiança, ele inspira nas pessoas a fé no sonho gigante! Onde todos poderão colher excelentes frutos.
Diante do exposto pergunto a você: quanto visionário você é mesmo?
Junior Oliveira Doutorando em Administração pela UNISINO, Mestre em Indústria Criativa, possui MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Feevale, graduado em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil. Atua como executivo de uma entidade nacional do Agro. Consultor em Gestão Empresarial, professor de pós graduação e é Associado da Três Facilitação e Desenvolvimento Humano.
Comments