Conceito de Liderança
Liderança é a capacidade de um indivíduo influenciar pessoas a seguirem e executarem ações em prol de objetivos compartilhados. Quando uma pessoa consegue fazer com que outras sigam suas colocações, e elas o fazem, tornasse um líder, seja formal ou informal.
Os líderes formais são aqueles colocados em uma função de autoridade e responsabilidade. Eles podem ser diretores, executivos, gerentes e supervisores de uma organização, que possuem liderados em seu grupo de trabalho. Os líderes informais são aqueles não colocados por norma, mas por ser aceito pelo grupo de trabalho. Ambos podem ser positivos ou negativos. O importante é a capacidade de influenciar as pessoas a compartilharem seus objetivos, ou de sua organização.
Alguns autores trazem um conceito formado por servidão. James Hunter em seu livro cita um conceito que diz: “Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum” (HUNTER, 2004, p. 25). Peter Senge (2010), outro autor influenciador contemporâneo, fala que Confúcio, há mais de 2.500 anos disse em seus famosos grandes ensinamentos que “para se tornar um líder, primeiro você precisa se tornar um ser humano”.
Liderança e as organizações
As organizações são constituídas por pessoas com sentimentos e propósitos diferentes uma das outras, são indivíduos sujeitos a força e aos impactos do ambiente, que influenciam as motivações da equipe, dos relacionamentos e a tomada de decisão do líder. Essas entre outras dinâmicas geram as transformações da cultura vencedora de uma empresa e para isso, o líder deve estar preparado.
Bergamini (2009), fala que as organizações poderão contar com líderes eficazes na medida em que saibam escolher pessoas sensíveis e estejam atentas às expectativas dos seus seguidores e tiverem recursos suficientes para atendê-las. É importante observar que aqueles que trabalham conheçam o sentido daquilo que estão fazendo, para que a organização possa contar com pessoas envolvidas e identificadas com seus próprios objetivos, ao mesmo tempo em que contribuem para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.
Os líderes têm dispositivos para ensinar suas organizações a perceber, pensar, sentir e se comportar, baseados em suas próprias convicções conscientes. São artefatos visíveis da cultura emergente e criam diretamente o que, tipicamente, seria chamado de clima organizacional. O clima organizacional reflete em benefícios visíveis e notórios para a melhoria da organização como um todo, traz motivação, disposição e um clima positivo para inovação.
Portanto, a liderança eficaz consiste em fornecer aos colaboradores o que eles ainda não conseguiram suprir por si próprios. O líder deve ser antes de tudo um gestor de pessoas. Como tal, ele precisa agir de acordo com seu discurso, uma vez que ele deve servir de exemplo para as pessoas sob sua subordinação.
TIPOS DE LIDERANÇA
1. LIDERANÇA RADICAL/AUTOCRÁTICA
Os líderes radicais são aqueles que apresentam maior rigidez nas decisões e na forma de lidar com a equipe. Geralmente eles não pedem, mandam! Disparam ordens para a equipe. Seu poder está baseado no medo, famoso poder de coerção, onde ele comanda e os liderados obedecem. Pouco diálogo e de forma menos democrática, o líder radical apresenta diversos resultados positivos e negativos, que seguem a seguir no quadro abaixo:
PONTOS POSITIVOS
O líder resolve as ações com rapidez.
Define metas rapidamente.
Assume as responsabilidades.
São seguros nas informações.
Alivia os liderados, pois assume quase tudo.
PONTOS NEGATIVOS
Não motivam a equipe.
Podem gerar conflitos entre os membros.
Quando erram, ficam de mau humor.
Às vezes, são inflexíveis.
Os liderados aliviam a intensidade do trabalho, na ausência do líder.
Geralmente, são temporários. Logo o grupo exclui seu poder de liderança.
2. LIDERANÇA DEMOCRÁTICA
Os líderes democráticos tomam as decisões, sempre, com o aval de todos. São excelentes ouvintes e sempre estão prontos a desenvolver algo em conjunto. Geralmente, solicitam parecer e ajuda de especialistas para tudo, assim como não assumem todas as responsabilidades, mas delegam as decisões para todos. Não se preocupam com pessoas melhores do que eles no grupo, pois a preocupação é que as pessoas se sintam confortáveis e participativas.
Por ser muito aberto as ideias, os participantes podem se desgastar nas diferentes ideias, gerando conflitos não resolvidos.
PONTOS POSITIVOS
Geram conforto a equipe.
Motivam a equipe.
Ouvem as pessoas.
Tem bom relacionamento com a equipe.
O ritmo do trabalho é suave e parece mais seguro.
O grupo cria relacionamentos positivos.
Os liderados exercem suas funções sem a presença do líder democrático.
PONTOS NEGATIVOS
Demoram na definição de algumas ações.
São inseguros na tomada de decisão.
Demoram para emitir uma opinião.
Pode causar desgaste na equipe.
O líder não atinge nenhum resultado.
Desgasta sua imagem com a equipe.
3. Líder Liberal
O líder liberal leva uma abordagem mais “solta” com seus liderados. Ele entende que as pessoas necessitam de liberdade para criarem. Seus liderados trabalham com liberdade total, as decisões são tomadas pelos próprios liderados e líder se omite em transmitir um parecer.
Pontos positivos
O líder controla somente os resultados.
Não atrapalha o trabalho que está sendo executado.
Com um equipe certa, pode alcançar bons resultados.
Pontos negativos
Perde o controle da equipe.
Contribui somente quando chamado.
Se omite das decisões e acaba ficando na mão dos seus liderados.
4. Líder Situacional
Este líder coloca seu propósito acima das decisões pessoais. Se ele tem o propósito de manter a equipe motivada e unida, ele se posiciona as vezes de forma radical, as vezes de forma democrática e as vezes liberal. Dependendo do tipo de liderado, ele se comunica, buscando fazer com que a pessoa se mobilize para alcançar objetivos. O líder radical por ser importante em um momento de urgência, já o democrático pode ser importante em um momento de tensão na equipe e o liberal em liderar pessoas que gostam de trabalhar a qualquer hora, porém o líder deve deixar claro que as metas devem ser atendidas em um prazo estipulado, para não haja desengajamento.
Pontos positivos
Consegue unir as pessoas em torno de um objetivo comum.
Faz com que o trabalho diário seja leve. Não ofende e nem destrata as pessoas.
Busca atender, aplica a empatia a todo momento.
Pontos negativos
Pode se perder nos tipos de liderança e perder a identidade.
Trata as pessoas de forma diferente, trazendo ciúmes em alguns liderados.
Liderar é uma arte que deve ser composta todos os dias assim como pintar um quadro ou escrever uma música, aprendida por uma vida, pois as pessoas são emocionalmente dinâmicas, apresentando diversas faces diariamente, desfiando nossa liderança constantemente.
Ser alguém que soma na vida do outro, fazendo com que essa pessoa seja naturalmente liderada é um desafio diário, pois sem dúvida, um líder inspirador não somente traz resultados financeiros ao negócio, pela impacto que causa na equipe, mas por fazer com que as pessoas sejam mais felizes, algo que hoje em dia é muito caro e raro.
Qual é a melhor liderança do mundo? A que consegue trazer resultados positivos para as pessoas, para o grupo e para a organização ao mesmo tempo.
@junioroliveiragr
تعليقات