Você faz ideia de tudo que a sua comunicação pode fazer por você?
Nos momentos em que paramos para refletir a importância de quando usamos nossas palavras, fica evidente o motivo de tamanha pressão para que tudo saia o mais perfeito possível, pois são nestes momentos que estamos comunicando algo que comprovamos nossa autoridade, o que de fato sabemos sobre determinado assunto.
Mas o que faz alguém ter autoridade sobre algo? As redes sociais cada dia trazem novos influenciadores que de fato guiam milhares de pessoas através de suas palavras e não necessariamente percorreram os caminhos tradicionais de ensino para ter a chancela de autoridade no assunto, tudo demanda de equilíbrio, e por mais que você não concorde com o palestra A ou a blogueira B e não entenda muito bem porque centena de milhares de pessoas às seguem nas redes sociais, você não pode negar que estas são autoridades para seus públicos, fazendo um paralelo com este exemplo, milhares de pessoas podem não seguir os seus pais como exemplo de educadores, mas para você não existe autoridade maior no assunto, você também deve conhecer aquela pessoa que tem lá seus 200 seguidores no Instagram, mas que para você é a referência maior quando se trata de determinado assunto.
Autoridade é um processo pessoal e se você quer ter resultados, você precisa entender como conectar o seu ser com o que de fato parece ser.
Você parece ser o que realmente é?
Imagine uma pessoa extremamente honesta, que cumpre com todas as suas obrigações e não se desvia nem por um centímetro do caminho da retidão, evidente que todos esses esforços fazem que essa pessoa coloque a cabeça no travesseiro e tenha uma ótima noite de sono e não há nada melhor que uma consciência tranquila, porém vamos imaginar que por algum motivo, seja pela forma de se expressar ou por sua aparência física lembrarem a de alguém nada honesto, essa pessoa inconscientemente para os demais não aparenta toda a honestidade que leva em seus princípios, muito provavelmente isso será um empecilho para seus negócios e posicionamento pessoal em um primeiro momento.
QUANDO SE TRATA DE AUTORIDADE NÃO IMPORTA O QUE VOCÊ É OU O QUE VOCÊ SABE. IMPORTA O QUE A PESSOA PENSA SOBRE VOCÊ.
A nossa comunicação exerce um papel fundamental para construção de autoridade, por essas e outras a produção de conteúdos nas redes sociais é um caminho inevitável para quem quer levar sua mensagem cada vez mais longe, o quanto você ajuda os demais através de seus conhecimentos é a métrica maior para comprovar sua autoridade, muito além de likes e compartilhamentos.
Existem algumas armadilhas quando tentamos comprovar nossa autoridade sobre algo, na busca de deixar claro e convencer os demais de quanto sabemos, podemos pegar um caminho que mais afasta do que conecta.
"Eu conquistei XYZ e tenho apenas 22 anos…."
Nossas credenciais, roupas, bens materiais, diplomas, claramente auxiliam na percepção de autoridade, mas equilíbrio é a palavra chave na hora de colocar essas cartas na mesa.
AUTORIDADE É PERCEBIDA E NÃO COMPRADA.
Seja autêntico, a naturalidade conecta e supera qualquer técnica, conquiste a autoridade pela sua essência, pela sua forma única de se conectar com todos, as histórias questionáveis são aquelas que não demonstram falhas, se mostre humano, explore suas vulnerabilidades, ganhe a confiança e sonhada autoridade pela sua autenticidade.
Algo que barra grande parte das pessoas na construção de autoridade é a síndrome do mestre, o que parece ser básico para você pode ser a grande solução de um problema para alguém, não deixe de comunicar o óbvio.
A construção de autoridade é acima de tudo um processo, você pode até ser algo, mas quando se trata de autoridade, você também precisa parecer ser isto.
Seja útil, compartilhe conhecimento dentro de tudo que fizer sentido pra você, você não precisa almejar se tornar um influenciador, mas tenho certeza que se você tem um senso de propósito bem desenvolvido ou minimamente quer ajudar os demais, você sabe que o seu conhecimento pode promover grandes mudanças nas vidas dos demais, fazendo isso com frequência, disciplina e de forma genuína fará você sentir-se bem e a sua autoridade que sempre existiu dentro de você será comprovada.
SEJA -> PAREÇA -> APAREÇA
De que adianta um baú cheio de tesouros no fundo do mar!?
Anderson Sulchinski
Fundador da Empresa Faz que Acontece e Associado Facilitador da Três Desenvolvimento.
Comments